O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Rede Ebserh, registrou índices de avaliação acima da média nacional na mais recente Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE). O levantamento, realizado entre outubro e dezembro de 2025 e consolidado em janeiro de 2026, aponta que 95,5% dos participantes recomendam o hospital como cenário de prática, percentual superior à média da rede, que foi de 93,9%.
A pesquisa contou com 277 respondentes no HUGV, sendo 220 estudantes (residentes, graduandos e alunos de ensino técnico) e 57 professores e preceptores. O índice de satisfação geral da comunidade acadêmica alcançou 74,1%, superando a média nacional de 72,7% e apresentando crescimento em relação ao ciclo de 2024.
O instrumento avalia quatro eixos principais: infraestrutura hospitalar, serviços e cenários de prática, preceptoria e formação profissional. Segundo Raymison Monteiro, gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV-Ufam, houve melhoria nas notas de todos os itens avaliados.
“O resultado evidencia o compromisso institucional com a formação de profissionais de saúde, pautado na escuta qualificada do processo de aprendizagem”, afirmou o gestor.
Para Cristiane Melo, Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, a Pesquisa de Satisfação de Ensino serve como base para decisões de gestão. “Trata-se de uma ferramenta essencial para integrar assistência, ensino, pesquisa e inovação, orientando a construção de planos de melhoria baseados em evidências”, declarou.
No cenário nacional, a pesquisa ouviu 8.382 pessoas em toda a rede Ebserh. Cerca de 85% dos participantes relataram boa experiência de aprendizado na assistência ao paciente.
Avanço na satisfação do usuário e ranking da CGU
Além dos resultados na área de ensino, o HUGV-Ufam registrou evolução na percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dados do painel "Resolveu?", da Controladoria-Geral da União (CGU), indicam que o hospital subiu da 18ª posição, em 2024, para o 9º lugar em 2025 entre as instituições mais elogiadas do Poder Executivo Federal.
No último ano, a unidade recebeu 393 elogios, o que corresponde a 39% do total de manifestações encaminhadas à Ouvidoria. Dhane de Paiva Nazareth, ouvidora do HUGV-Ufam, atribui o desempenho ao alinhamento com o planejamento estratégico da Ebserh e a ações concretas de infraestrutura.
“Esse resultado é reflexo do compromisso do HUGV com o SUS e com a gestão pública moderna. A busca ativa e a interlocução in loco com os usuários são nossos diferenciais”, pontuou a ouvidora. Ela destaca como exemplo a reforma do Ambulatório Araújo Lima, que recebeu investimentos para unificação da recepção, climatização, troca de mobiliário e melhorias na acessibilidade, atendendo a demandas antigas dos pacientes.
A reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, destacou que o desempenho duplo — no ensino e na assistência — consolida o papel do HUGV como um dos mais importantes hospitais do Amazonas.
“Esses indicadores demonstram a importância estratégica do HUGV para a Ufam e para a sociedade amazonense. Ao obtermos alta aprovação acadêmica simultaneamente ao reconhecimento dos usuários do SUS, demonstramos que o ensino de excelência e a assistência humanizada caminham juntos”, finaliza a reitora.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
(Foto: Divulgação)
Fonte: acritica.com