MENU
Desenvolvemos o seu aplicativo para smartphones
David Almeida diz estar preparado para disputar o Governo, mas candidatura ainda não é realidade
O prefeito de Manaus informou que o Avante está montando uma chapa para concorrer o pleito de 2026
Publicado em 10/02/2026 07:58
Politica

O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou na manhã de segunda-feira (9) que hoje se considera mais preparado para disputar a eleição ao Governo. Durante a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ele destacou que a experiência adquirida na Prefeitura ampliou seu conhecimento administrativo e que tem bons resultados no interior. 

 

“O trabalho de Manaus reverbera no interior. Todo mundo tem rede social. A minha rede social é muito acessada no interior. Para essa questão de ser conhecido, eu fui candidato a governador em 2018. Lembram? Eu fui candidato. Eu tive mais votos no interior do que na capital. E eu não tinha a curva de conhecimento que tenho hoje”, disse.

 

Após defender sua força eleitoral no interior, municípios onde o senador Omar Aziz (PSD) pode ter maior vantagem, o prefeito disse que “é cedo” para falar de campanha, mas que “não há mais alinhamento político com o senador Omar Aziz”. 

 

“Com relação à candidatura, não é uma realidade. Se for realidade, eu vou comunicar. Nosso mandato é até 2028. Eu estou muito tranquilo. Nós confiamos na força do nosso trabalho”, informou. 

 

Apesar de não confirmar claramente sua candidatura, David Almeida ressaltou que o Avante, partido ao qual é filiado, está se organizando e montando uma chapa para concorrer ao próximo pleito. Na última sexta-feira (6), o próprio presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou que David será candidato ao governo. 

 

“O que nós temos que ficou acordado na última sexta-feira é a formação de uma chapa no Avante com nomes que irão nos proporcionar a eleger deputados federais. Além da consolidação, o Avante já tem quatro deputados estaduais. Nós vamos ampliar a nossa base para que a gente possa chegar no número maior de deputados eleitos”. 

 

Segundo ele, uma das decisões acertadas na reunião é de que Ariel Almeida, filha do prefeito, e o secretário de habitação Jesus Alves serão candidatos a deputados federais. 

 

Apoio declarado a Braga

Quanto à relação com o governador Wilson Lima (União), Almeida afirmou que não há questões pessoais entre eles, mas apontou “problemas administrativos” no executivo estadual. “Existe um problema administrativo, como passe livre estudantil e nossos viadutos. Esses assuntos avançando, a gente tem como avançar e conversar para decidir possibilidades futuras”. 

 

Almeida também reforçou seu apoio ao senador Eduardo Braga (MDB), que disputará a reeleição ao Senado.

 

“A sua atuação foi de fundamental importância para a sobrevivência do nosso modelo de desenvolvimento, que é a indústria, que é o Polo Industrial de Manaus”, disse. 

 

Braga, por sua vez, ao ser questionado sobre apoio ao Senador Omar Aziz ou ao prefeito David Almeida para governo, deixou uma mensagem mais dividida. Ele afirmou que prioriza o andamento dos trabalhos e que o povo irá decidir nas eleições de 2026. 

 

“Primeiro, eu vou caminhar com Deus, para sempre. Segundo, com o povo. Eu tenho andado o estado todo ao lado do Omar Aziz, e todo mundo vê isso em todas as minhas postagens, em todas as minhas viagens. Ao mesmo tempo, todo mundo sabe da minha parceria com o prefeito Davi Almeida”. 

 

Obras da gestão

Durante a solenidade, o prefeito destacou uma série de obras e projetos em andamento na cidade como bons frutos de sua gestão, entre eles o Hospital Municipal da Cidade do Autista; o aterro municipal de Manaus, apontado como o primeiro da capital; o início das obras de pavimentação de ruas; a drenagem do igarapé do Crespo; o viaduto Passarão; o Aquário Municipal e o parque Encontro das Águas Rosa Almeida. Além de novas estruturas e construções de UBS. 

 

“Nós temos moradias que já estão prontas, as casas que estão sendo construídas, os novos títulos definitivos, nós temos mais de 21 escolas para entregar nos próximos dias, nós temos ecobarreiras para colocar, ecoponto para inaugurar, nós temos também feiras e mercados para serem entregues, nós temos o crash que vai ser entregue essa semana já. Tenho mais de 12 a 14 UBS para entregar de grande porte, tudo isso é fruto do nosso trabalho que em 2026 será um ano de muitas entregas e a gente tem muitos desafios”

 

Oposição critica candidatura de David Almeida

O vereador Rodrigo Guedes (PP) falou à reportagem que a abertura dos trabalhos mostrou que a imagem de Manaus vendida pelo prefeito David Almeida não tem conexão com a realidade vivida pela população. 

 

“A gente queria morar nessa cidade que o prefeito vendeu aqui na Câmara Municipal de Manaus, porque a Manaus real, é totalmente diferente da que foi apresentada. É um conto de fadas do prefeito, uma espécie de Alice no País das Maravilhas”, disse. 

 

Guedes criticou, ainda, a possível candidatura do prefeito. “A qualidade de vida da população só piora, trânsito, transporte, infraestrutura. Cada chuva alaga. O que ele diz não condiz com a realidade. Ele vai ser candidato a governador, e se ele não conseguiu resolver os problemas simples, o Amazonas ele não vai conseguir administrar também”. 

 

CMM retorna atividades após 2 meses

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) retornou nesta segunda-feira (9) às suas atividades após dois meses de recesso. Para o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), a abertura dos trabalhos simboliza o compromisso da Casa com a estabilidade institucional e o diálogo entre os parlamentares.

 

"Iniciamos um novo ano legislativo reafirmando o compromisso com o respeito, a harmonia do Plenário e o diálogo permanente. A Câmara segue unida para discutir pautas que atendam aos interesses da população e contribuam para o desenvolvimento de Manaus", informou o presidente.

 

(Foto: Divulgação)

Fonte: Emile de Souza/acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!