Escola pioneira no Brasil em qualidade industrial foca na Indústria 4.0 e prepara profissionais para o PIM.
Manaus se consolida como polo de formação de excelência para a nova era industrial. A Q3 Qualidade Educação Profissional realiza nesta quarta-feira, 15 de outubro, a cerimônia de diplomação das 7ª e 8ª turmas de Inspetores Especialistas para a Indústria 4.0. O evento, que acontece no auditório do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), a partir das 19h, celebra também o primeiro ano de atuação da instituição na capital amazonense.
A data representa um marco na trajetória da escola, que surgiu com a missão de atender a uma demanda crescente do Polo Industrial de Manaus (PIM): a necessidade de mão de obra altamente qualificada, capaz de atuar nos complexos e dinâmicos processos da Indústria 4.0. A Q3 Qualidade se posiciona como a primeira escola no Brasil dedicada integralmente à qualidade industrial com este foco.
A instituição, que faz parte de um grupo de empresas estabelecidas no PIM, nasceu da observação direta sobre a carência de profissionais com um nível de especialização adequado para o universo da produção de alta tecnologia. O surgimento da escola reflete um movimento estratégico do setor produtivo local para elevar o padrão de qualidade e competitividade da indústria regional.
A proposta pedagógica da Q3 Qualidade está alinhada com os pilares da Quarta Revolução Industrial, oferecendo aos alunos acesso a tecnologias de ponta e metodologias de aprendizagem que simulam o ambiente de produção moderno. O objetivo é formar a próxima geração de especialistas, prontos para lidar com os desafios e as inovações do chão de fábrica conectado e automatizado.
As turmas formadas nesta ocasião são de Inspetores de Qualidade Especialistas em cinco segmentos que são essenciais para o PIM: injeção plástica; papelão e papel; SMD e PBA (placas eletrônicas); metal e mecânica; e fornecedores. Esta segmentação demonstra o compromisso da escola em oferecer uma formação específica e aprofundada, fundamental para a excelência em cada área da manufatura.
Alexandro da Silva, diretor e cofundador da Q3 Qualidade, explica que a idealização da escola surgiu da "necessidade da melhoria da qualidade na mão de obra em vários níveis, observada no seu próprio universo de colaboradores", uma iniciativa que demonstra a visão de longo prazo do grupo empresarial para o desenvolvimento sustentável do PIM.
A cerimônia no CBA, localizado na Avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 160, no Distrito Industrial, zona Sul da cidade, não é apenas um ato de diplomação, mas um encontro que celebra o sucesso do primeiro ciclo da escola e projeta o futuro da educação profissional na região. Além da formação robusta e especializada, a instituição pauta suas atividades por valores como qualidade, foco no aluno, inovação, sustentabilidade e ética, reforçando o compromisso com a transformação social e econômica da Amazônia, por meio da Educação.
Com a unidade atual localizada na Avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, a Q3 Qualidade já tem planos concretos de expansão. A projeção para 2026 é a inauguração de uma nova sede no Distrito Industrial, com uma capacidade de atendimento cinco vezes maior que a atual.
Esta nova estrutura representará um salto na capacidade formativa da escola, ampliando o número de profissionais preparados para atuar na Indústria 4.0 e, consequentemente, injetando novo vigor no mercado de trabalho amazonense. Um dos pontos de maior destaque no projeto de expansão é a inclusão de um pavilhão inteiramente dedicado à Agro Educação. Este braço da escola, a ser desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social (Idasam), terá como foco a valorização e o desenvolvimento das culturas amazônicas.
(Foto: Divulgação)
Fonte: acritica.com