Diante do cenário, especialistas reforçam que a eficiência energética é a melhor estratégia para aliviar o impacto no bolso
Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 pela Aneel desde 1º deagosto, os brasileiros passaram a pagar R$ 7,87 a mais a cada 100 kWh consumidos. A medida foi tomada devido à escassez de chuvas, que reduziu os níveis dos reservatórios das hidrelétricas e obrigou o uso de usinas termelétricas mais caras e poluentes.
Diante do cenário, especialistas reforçam que a eficiência energética é a melhor estratégia para aliviar o impacto no bolso. E a troca de lâmpadas comuns por modelos LED é uma das ações mais eficazes. Segundo estudo publicado pela UltraLuz, lâmpadas LED consomem até 90% menos energia do que as incandescentes e halógenas, além de durarem até 15 vezes mais.
“Essa substituição é simples, acessível e pode gerar uma economia significativa. Além disso, aproveitar a luz natural, abrir janelas e cortinas também ajuda a reduzir o uso de energia elétrica”, afirma Bruno Herbert, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO).
A troca de uma única lâmpada halógena por LED pode gerar uma economia de R$ 590 em dez anos, segundo o estudo. Se adotada em larga escala, a substituição poderia representar uma redução de consumo equivalente ao gasto energético de todo o estado de São Paulo em dez meses.
Dicas para economizar ainda mais
Além da iluminação, outros vilões do consumo merecem atenção:
- Geladeira: evite abrir com frequência, verifique a vedação e não guarde alimentos quentes.
- Chuveiro e ferro de passar: tome banhos mais curtos em horários quentes e passe roupas em maior quantidade de uma só vez.
- Modo standby: retire da tomada aparelhos como TVs, micro-ondas e carregadores quando não estiverem em uso.
- Ar-condicionado: mantenha o filtro limpo e use em temperatura moderada (23º C), com portas e janelas fechadas.
Essas atitudes podem gerar uma economia de até 30% na conta de luz, mesmo em períodos de tarifa elevada.
(Foto: Agência Brasil)
Por: Jeysy Xavier