Menos telas, mais e esportes e desenvolvimento!
Publicado em 10/07/2025 06:00
Esportes

Prática de atividades físicas auxilia no desenvolvimento das crianças e reduz tempo de uso de tela

 

A prática regular de atividades físicas na infância é uma aliada importante no desenvolvimento motor, emocional e social das crianças. Além de promover hábitos saudáveis desde cedo, o exercício contribui para a redução do tempo que os pequenos passam em frente à telas, como celulares, tablets e televisão, principalmente no período das férias escolares, quando estão com todo tempo disponível. 

 

Em março deste ano, o Governo Federal lançou um guia sobre o uso de dispositivos digitais por crianças intitulado “Crianças, Adolescentes e Telas”, documento que oferece dicas e recomendações a pais e responsáveis para auxiliar no controle do tempo de uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes. 

 

Durante o evento, a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, falou sobre os impactos do uso excessivo das telas na saúde mental, segurança online e cyberbullying. “O excesso de tempo no ambiente digital pode causar ansiedade, depressão, sedentarismo, autolesões e possibilitar violações de direitos”, alertou.

 

Na Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra, crianças de 5 a 11 anos contam com programação especial, aliando diversão com atividade física, em aulas de funcional kids e jiu-jitsu. De acordo com o professor de jiu-jitsu kids, Carlos Sérgio, os benefícios da prática regular vão além do físico. “A atividade melhora o equilíbrio, a coordenação, a agilidade, a disciplina e também trabalha aspectos como foco e autoestima”, explica.

 

(Foto: Junio Matos)

 

O profissional também afirma que muitas crianças chegam tímidas ou com dificuldades de concentração e que, após algumas semanas, já é possível perceber mudanças positivas no comportamento. “O esporte ajuda a criança a se sentir mais confiante e motivada. Isso se reflete até nos estudos”, completa.

 

O tempo de tela deve ser controlado não apenas para crianças e adolescentes, mas também por adultos e idosos que perdem diversas horas numa espécie de ‘brain rot’, sentados ou deitados, apenas rolando os feeds das redes sociais. Quem trabalha com telas precisa de um tempo longe delas. Por isso a atividade física é tão indispensável para a manutenção da saúde.

 

Ainda segundo o professor Carlos, as aulas na Fórmula são adaptadas para cada faixa etária e têm um caráter lúdico, respeitando o ritmo de cada aluno. “No funcional kids, os exercícios são feitos de forma divertida, com circuitos e brincadeiras que estimulam o movimento. No jiu-jitsu, além da parte física, as crianças aprendem sobre respeito, autocontrole e convivência em grupo”, disse.

 

A pequena Alice Padilha, de 5 anos, que há dois meses começou o funcional kids ao lado da irmã Helena, de 8 anos, afirma que se sente mais forte e confiante, após o início dos treinos.  “Minha mãe diz que se eu estudar bem e comer direitinho, eu posso vir treinar. Eu gosto bastante”, diz. 

 

O estudante Daniel Barôa, de 8 anos, que há seis meses treina jiu-jitsu, afirma que se apaixonou pelo esporte. “O jiu-jitsu mudou meu corpo, pois me sinto mais forte e com mais agilidade. Me sinto mais confiante também”, comenta. 

 

Como se trata de controle de uso de tecnologia digital por parte de crianças e adolescentes, os pais e responsáveis são os protagonistas desse ‘parental control’ e é indispensável que os adultos hajam de forma incisiva neste sentido, orientando, limitando e principalmente, sendo exemplo sobre tempo de uso de tela, ainda de acordo com o professor Carlos Sérgio. 

 

“Os pais precisam incentivar seus filhos a fazerem esporte. Mas além de incentivar, eles precisam fazer também. A criança costuma ter os pais como espelho. Aqui na academia, as crianças começaram a praticar esporte, porque seus pais treinam aqui, então, é exemplo para eles. A prática de esporte muda a vida dessas crianças”, finalizou o profissional.

 

*Com informações da assessoria

 

(Fotos: Junio Matos)

Por: Junio Matos

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!