Festa junina com temática Garantido e Caprichoso viraliza nas redes com apoio da comunidade escolar. A celebração aconteceu no último sábado (5), feita pelos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira
Depois de muito ensaio, a versão paranaense do Festival Folclórico de Parintins ganhou vida pelos alunos do 4º ano da instituição de ensino. A ideia surgiu como uma reedição de uma homenagem anteriormente feita pela escola; a proposta foi enriquecer o repertório cultural das crianças, apresentar manifestações genuinamente brasileiras e ter a participação dos pais.
De acordo com a professora e supervisora Angélica Laurino, “o dia da apresentação da Festa Julina do quarto ano, com o tema Festival de Parintins, foi simplesmente incrível”. Todo o corpo acadêmico abraçou a iniciativa, que também ganhou o respeito e entusiasmo dos pais e até da comunidade no entorno — o que se tornou uma grata surpresa, segundo Laurino.
“O que se viu foi um festejo animado, leve e respeitoso. As famílias não apenas assistiram, mas fizeram parte da nossa apresentação. Além das famílias, recebemos muitas outras pessoas da comunidade escolar, o que foi fantástico”, comentou.
A homenagem teve, além dos bois feitos pelos estudantes, apresentações de versos proferidos pelos amos dos bumbás, recriando um dos momentos mais icônicos e aguardados da disputa parintinense. As toadas também marcaram presença, bem como temas já usados pelos bovinos da Ilha da Magia.
“Os amos dos bois foram sensacionais, incorporaram o espírito do festival e, com muito bom humor, conseguiram até provocar, de forma divertida, o grupo adversário. Tudo foi feito num clima de brincadeira e respeito. As estandartes e as crianças que representaram os bois deram um verdadeiro show à parte.”
No fim da apresentação, as famílias e as crianças dançaram juntas, celebrando não apenas o festival, mas também o vínculo entre escola e comunidade. Os momentos foram publicados nas redes sociais e chamaram atenção dos torcedores apaixonados de Caprichoso e Garantido.
“Tivemos uma linda repercussão nas redes sociais, com depoimentos emocionados de quem nos assistiu. Muitos marcaram o Instagram dos bois de Parintins, comentando e elogiando a apresentação, e até pedindo réplicas dos nossos boizinhos para que possamos dançar novamente no próximo ano”, disse.
Para os representantes da escola, o principal objetivo era apresentar e valorizar a rica cultura da Região Norte às crianças, às famílias e à comunidade escolar. E isso foi plenamente alcançado. “Quanto mais conhecemos outras culturas, mais aprendemos a respeitar e admirar a diversidade que existe em nosso país.”
Por: Lucas Motta