Neste ano, a romaria segue com o tema “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia
Os trabalhos para a tradicional Romaria das Águas começaram em Manaus. O festejo em homenagem à Nossa Senhora do Carmo sai da capital do Amazonas no próximo domingo (13) para Parintins. Passagens já estão à venda.
Neste ano, a romaria segue com o tema “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia”, e a confecção da imagem da padroeira está em ritmo acelerado pelos artistas de Parintins. A informação foi confirmada por um dos organizadores, Thyago Lima.
“Os artistas de Caprichoso e Garantido já estão aqui em casa fazendo a escultura da santa, estamos montando agora uma programação intensa nesta semana.” Comentou.
A peregrinação fluvial acontece entre os dias 13 e 14 de julho, a expectativa é que centenas de romeiros, artistas, devotos e missionários participem desta homenagem única que une cultura, fé e tradição em um cenário de beleza amazônica. As vagas são limitadas e as passagens já estão disponíveis para aquisição através dos contatos: (92) 99477-4269 e (92) 99172-4988.
Legado de Juarez Lima
Em 16 anos de história e tradição, vai ser a quinta vez que o cortejo sai de Manaus rumo Parintins, mas será a primeira vez que a celebração ocorre sem sem fundador, o artista renomado do Festival Folclórico de Parintins, Juarez Lima. Foi ele quem criou essa peregrinação, ainda em 2009, fruto de uma promessa pela recuperação de outra lenda da ilha, mestre Jair Mendes, que havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).
Juarez faleceu no dia 22 de novembro de 2024, aos 58 anos, na cidade de Sankt Pölten, Áustria. A causa da morte foi confirmada após Juarez ter sofrido um AVC com complicações. Mais do que a homenagem para a padroeira da Amazônia, a edição deste ano também referencia o criador do festejo.
(Foto: Divulgação)
Por: Lucas Motta