Remanejamento contempla candidatos não classificados na primeira etapa; inscrições vão até 11 de julho
A Prefeitura de Manaus inicia, às 10h desta segunda-feira (7), o processo de remanejamento — ou segunda chamada — dos programas Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e Bolsa Idiomas (PBI), voltado a candidatos que não foram classificados nem eliminados na primeira chamada. A medida busca preencher as vagas remanescentes nas instituições conveniadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), responsável pela ação por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), os interessados terão até às 14h da próxima sexta-feira, 11 de julho, para se inscrever.
O acesso ao processo é totalmente online. Para as bolsas de pós-graduação, o link é http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao, e para os cursos de línguas estrangeiras, o endereço é https://sgbi.manaus.am.gov.br/inscricao.
Nesta fase, os candidatos poderão optar por bolsas de 50% em cursos que ainda tenham vagas disponíveis.
A edição de 2025 do PBPG ofertou 60.320 bolsas para 185 cursos de especialização lato sensu, todos presenciais. O programa é voltado para pessoas que comprovadamente não possuem condições de arcar com os custos em instituições de ensino superior privadas.
Já o Bolsa Idiomas ofereceu 36.021 bolsas em cursos básicos de sete idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim. As aulas são ministradas por 17 instituições particulares de ensino de línguas parceiras da Prefeitura.
Fonte: acritica.com