Garantido encerra ensaio técnico com aposta na força criativa do espetáculo
Publicado em 21/06/2025 08:51
Arte & Cultura

Apresentações no curral Lindolfo Monteverde destacaram coreografias indígenas, itens individuais e revelações estratégicas para o Festival de Parintins

 

Parintins, AM - O boi Garantido realizou na noite, desta sexta-feira (21), o terceiro ensaio técnico de preparação para a arena, dentro do curral Lindolfo Monteverde, situado nas dependências da Cidade Garantido, em Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus). A noite foi marcada pelo corpo cênico coreográfico com destaque para os povos originários coreografados e itens individuais. 

 

Israel Paulain, aprese tador do Garantido. Foto: Paulo Bindá

 

Fred Góes, presidente do boi Garantido, declarou que o boi está planejado há nove meses e alguns ajustes foram feitos na dinâmica da escolha de toadas, preparação das coreografias e abertura do espetáculo. O bumbá tem realizado desde a quarta-feira (18) ensaios técnicos para ajustes do boi de arena, o que Fred, classificou, como “ensaio perfeito e com poucos ajustes”. Góes afirmou que serão três noites de grandes musicais. 

 

“O Garantido traz com toda certeza grandes surpresas nesse sentido. O Garantido traz aquilo que é mais importante no processo de criação de um espetáculo: criatividade humana. A arte é que sobrepuja e coloca o espetáculo no melhor patamar possível. Então, nós estamos tranquilos. Hoje encerramos os ensaios técnicos, mas, na realidade já fizemos vários antes para chegar nesse resultado. E nós tivemos pequenos ajustes na primeira noite”, disse Góes. 

 

O Amo do Boi João Paulo Faria garantiu irreverência e animação no ensaio. Foto: Paulo Bindá

 

O pajé Adriano Paketá, do boi Garantido. Foto: Daniel Brandão

 

Alder Oliveira, diretor musical e membro da comissão de arte do boi Garantido, avaliou positivamente as três noites de ensaio técnico.

 

“O Garantido esse ano foi projeto há mais de nove meses. E com muita tranquilidade em relação ao repertório. O primeiro e o segundo (ensaios), na nossa avaliação, foi fantástico. Dependemos das alegorias, mas esse setor está alinhado para fazermos um grandioso festival. Um boi nunca visto em todos os tempos: grandioso, diferente e ousado”, frisou.

 

A estrela maior do bumbá vermelho e branco, o Boi Garantido. Foto: Paulo Bindá

 

Ivoney Sopa, mestre peara da Batucada do boi Garantido, afirmou que o retorno positivo da galera o faz ter certeza que realiza um bom trabalho.

 

“Quem avalia é a galera, então, eu acredito que pela galera está aprovando. Quatro meses de ensaio e chegamos ao terceiro, acredito que está tudo tranquilo. Hoje foi o último ensaio técnico, então, está tudo no que pensamos. Chegar aqui tranquilo, sorrindo e brincando. Para mim está perfeito”, pontuou

 

Duas surpresas de arena foram reveladas durante ensaio técnico, mas como o próprio anfitrião da festa, Israel Paulain, frisou, que estrategicamente “nada está fechado e pode ser mudado”.

 

Lívia Christina, rainha do folclore, surgiu durante a execução da lenda indígena, A Deusa das Águas. Já Isabelle Nogueira, cunhã-poranga, apareceu após a figura típica regional, Artesãs Indígenas. O ritual de cura, Bahsese, fechou a noite de ensaio.  

 

Com performance poderosa e carisma inconfundível, Isabelle Nogueira levantou o público como a imponente Cunhã-Poranga do Garantido. Foto: Paulo Bindá

 

A galera presente no ensaio ao som do cavaco, em uníssono, cantava a toada “Perrechéologia”. Valentina Coimbra, em sincronia com o boi Garantido, cujo tripa é o estreante na arena, Denison Piçanã, evoluiu com a toada, Deusa da Fazenda, de 2017.

 

Valentina Coimbra, a Sinhazinha da Fazenda do Garantido. Foto: Paulo Bindá

 

Jeveny Mendonça, porta-estandarte, mostrou toda explosão com o pavilhão vermelho e branco com a toada, Garantido - O Boi do Brasil.

 

A porta-estandarte do Garantido Jeveny Mendonça. Foto: Paulo Bindá

 

O boi Garantido realiza neste sábado (22) ensaio fechado no Bumbódromo e no domingo (23) é aberto ao público.           

 

O curral Lindolfo Monteverde recebeu o público em mais um vibrante ensaio técnico do Boi Garantido, que aquece os corações vermelhos para o Festival de Parintins (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Por: Robson Adriano

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!