Garantido homenageia Agostinho Rodrigues, símbolo de dedicação e paixão pela cultura encarnada
Publicado em 26/05/2025 09:49
Arte & Cultura

Artista plástico e coordenador do “tribal”, Agostinho deixou um grande legado na história do Boi do Povão

 

O Boi Garantido se despede de um dos nomes mais importantes de sua história: Agostinho Rodrigues, o “Príncipe das Tribos”, artista plástico e figura central na construção dos figurinos dos povos originários no espetáculo encarnado.

 

Sua morte, ocorrida na noite de sábado (24), após um grave acidente de moto em Parintins, causou profunda comoção entre familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a nação vermelha e branca.

 

Durante décadas, Agostinho foi mais do que um artista de galpão. Foi coordenador, orientador, companheiro e referência dentro da Cidade Garantido.

 

(Foto: Sérgio Cole)

 

Atuando diretamente na área de figurino dos povos originários, contribuiu com sua criatividade, técnica e sensibilidade para transformar o Festival de Parintins em um verdadeiro espetáculo visual. Sua ausência deixa um vazio imensurável em todos que conviveram com ele.

 

O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, prestou seu depoimento emocionado sobre a importância e a trajetória do artista.

 

“É uma perda irreparável, porque Agostinho, sobretudo, além de artista, era nosso amigo. Convivia com a gente diariamente em quase quarenta anos trabalhando no boi. Ele mesmo falava que ia completar quarenta anos. Passou a vida dele aqui nesse Boi. Hoje o boi sente um vazio muito grande. Ele estava aqui com a gente até o fim da tarde, comemorando com os colegas por ter finalizado a parte dele. Estava muito empolgado, confiante na vitória do Garantido.”

 

(Foto: Sérgio Cole)

 

Após o depoimento de Fred, o vice-presidente Marialvo Brandão também fez questão de reconhecer o profissionalismo e o espírito colaborativo de Agostinho, ressaltando seu impacto no cotidiano da equipe.

 

“O Agostinho era um ser humano incrível. Estava sempre à disposição da instituição, não só pelo Garantido, mas pelo Festival. Ele era um administrador impecável na execução do seu trabalho. Pra mim, está muito apertado, porque além de ser nosso amigo pessoal e parceiro de trabalho, era uma pessoa sempre alegre, sorridente, querido por todos. Agostinho é um exemplo de profissional que vai fazer falta de uma maneira insubstituível. Um ser humano incrível. A gente lamenta muito essa perda.”

 

Na tarde deste domingo (25), o Boi Garantido realizou uma homenagem na Cidade Garantido, onde Agostinho foi velado com honras e profunda comoção.

(Foto: Sérgio Cole)

 

Amigos, artistas, familiares e membros da diretoria estiveram presentes para prestar o último adeus naquele que foi o espaço de trabalho, criação e convivência do artista durante quase toda sua vida. A cerimônia foi marcada por respeito, gratidão e o compromisso coletivo de manter viva sua memória através da arte.

 

O Boi Garantido jamais esquecerá de Agostinho Rodrigues, que caminhou junto por tanto tempo com dedicação, amor e talento. Sua marca estará eternamente presente nas indumentárias dos povos originários, e na história do Boi do Povão.

 

(Foto: Sérgio Cole)

Fonte: acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!