Manaus vai doar casas do Minha Casa Minha Vida
Publicado em 02/05/2025 12:12
Manaus & Municípios

Famílias com crianças, grávidas e indígenas estão entre as prioridades. “Haverá trabalho prévio com as famílias, de forma a inserilas no mercado de trabalho; colocar as crianças na escola”, anunciou o ministro das Cidades, Jader Filho.

 

Manaus é uma das 38 cidades brasileiras que precisam doar pelo menos 3% de todos os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV) para pessoas em situação de rua. A nova regra do programa foi anunciada este mês e será aplicada a conjuntos a serem lançados.  Famílias com crianças, grávidas e indígenas estão entre as prioridades. “Haverá trabalho prévio com as famílias, de forma a inserilas no mercado de trabalho; colocar as crianças na escola”, anunciou o ministro das Cidades, Jader Filho.

 

Escuro -  O deputado federal Fausto Jr (União) solicitou à Comissão do Direito do Consumidor que realize audiência pública para debater o serviço prestado pela Amazonas Energia. Na justificativa, ele cita “anos de relatos” de prejuízos aos consumidores e afirma: “Agora, normalizaram os apagões”.

 

Guarda  -  Balanço da atuação da Guarda Municipal de Manaus (GMM) em abril aponta que 3.477 ocorrências foram atendidas pelo efetivo. Praças, parques e terminais de transporte coletivo foram os locais mais patrulhados pela GMM, que pode ser acionada por meio do telefone 153.

 

Matupi isolado  -  O deputado estadual João Luiz (Republicanos) vai solicitar à  Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (DNIT-AM) prazo para obras na BR-230 (Transamazônica), no Distrito de Matupi, em Manicoré. Segundo ele, há 36 dias a cheia do rio Madeira causou o isolamento da região e os comércios locais já enfrentam falta de alimentos.

 

Energia  -  O Amazonas solicitou apoio do Ministério de Minas e Energia para projetos de transição energética no estado. Em reunião realizada em Brasília, o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, e o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, apresentaram projetos desenvolvidos em prédios públicos do Estado e comunidades isoladas.

 

Tempo de serviço  -  A Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados realiza, na próxima terça-feira (6), audiência pública para debater projeto que reduz de 30 para 20 anos o tempo mínimo de atividade militar necessário para garantir a remuneração integral na aposentadoria de policiais e bombeiros militares.

 

Lacuna legal  -  O Projeto de Lei 690/25 inclui a violência política de gênero como hipótese de justa causa para desfiliação partidária sem a perda do mandato eletivo. O texto tramita na Câmara e altera a Lei dos Partidos Políticos.

 

Jornada  -  Trabalhadores que têm filhos com deficiência poderão ter direito a jornada de trabalho especial, sem prejuízo do salário, caso se torne lei o PL 2.436/22 aprovado esta semana na Comissão de Direitos Humanos. O texto agora será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais.

 

Emprego  -  O Amazonas é um dos destaques da região Norte na geração de empregos com carteira assinada em 2025, segundo o Ministério do Trabalho. O estado fechou o primeiro trimestre com 6,7 mil novos postos formais, de acordo com os dados do Caged divulgados esta semana.

 

Saldo  -  Entre abril de 2024 e março de 2025, são 35 mil vagas de saldo acumulado, sendo a capital, Manaus, o município com melhor saldo em fevereiro, com 486 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 508 mil empregos formais. 

 

(Foto: Agência Brasil)

Por: André Alves

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!